segunda-feira, 17 de maio de 2010

Apesar do Domingo nublado

14 anos de Tradição


Parabéns! Parabéns!
Saúde ! Felicidade !
Que tu colhas sempre todo dia,
Paz e Alegria, na lavoura
Da Amizade! 


Pois  é pessoal, apesar de um domingo frio e nublado como o de ontem, o clima em nossa entidade era de total alegria, calor humano e muita comemoração. O tempo passa e a história vai sendo escrita como Deus manda. Nesses 14 anos de nossa entidade, agradecemos a todos os amigos, integrantes e admiradores de nossa casa e que estiveram em nossa sede para entoar um alto e forte Parabéns Campeiro ao CTG Tropeiros da Amizade de Sapucaia do Sul.
 
A solenidade ocorreu ontem na sede do CTG, sito à Avenida Copacabana, 100 - Bairro Piratini às 18:00.
 
Abaixo algumas fotos da festa.
 





















quarta-feira, 12 de maio de 2010

De Véspera

14 anos de Tradição!

Bom curiosidades sempre são legais, e como somos contadores de histórias, trago essa curiosidade que foi tirada do link: http://www.ponto.altervista.org/Linguas/palavras/palavras.html.

Véspera


Se procurarmos no dicionário, veremos que o significado desta palavra é "o dia imediatamente anterior a". Certo, mas está errado. Eu explico: é que este significado errado de tanto ser repetido acabou sendo aceito.
Foi assim que aconteceu. Na época em que a Bíblia somente era lida em latim, ouvia-se a passagem que dizia que na véspera Jesus teia ceado com os apóstolos, e como a palavra véspera era desconhecida ou de tradução tortuosa, os menos letrados puseram-se a tentar solucionar o enigma. Como no dia seguinte Jesus foi crucificado, eles imaginaram que véspera significava "o dia imediatamente anterior a". O engraçado é que esta definição errada "pegou".

Mas, afinal, o que significa então a palavra véspera? Simples. Naqueles tempos as horas não podiam ser contadas com muita precisão, de modo que eram agrupadas de 3 em 3. O dia era então assim dividido: de 0 às 3 da madrugada era o "galicínio" (pois o galo canta nesta hora); de 3 às 6 da madrugada era o "matutino"; de 6 às 9 manhã era a "prima" (primeira hora de trabalho); de 9 às 12 horas era "tercia" (terceira hora de trabalho); de 12 às 15 horas era a "sesta" (sexta hora de trabalho e de uma soneca); de 15 às 18 horas era a "nona"; de 18 às 21 horas era a "vespera" (quando aparece a estrela Vésper) e finalmente de 21 às 24 horas era a meia-noite. O texto bíblico simplesmente informa que Jesus ceou na hora da ceia mesmo, ou seja, entre 18 e 21 horas...

Bom com essa pequena historinha quero dizer que hoje é a véspera do aniversário de nossa Entidade. Vou utilizar o sentido errado da palavra, mas por pouco não o correto pois estou bem perto das 18 horas.

Então amanhã os mais repletos votos de longa vida ao CTG Tropeiros da Amizade da 12ªRT

domingo, 9 de maio de 2010

Feliz dias das Mães

Feliz dias das Mães!

Hoje o Blog do Troopers vem fazer uma singela homenagem não só as mães de nossa entidade, mas para todas as mães do mundo. Figura essa que muitas vezes abdica de seus capichos para ver seus filhos alcançarem seus sonhos.

Então segue abaixo a letra da música "Mãe Campeira" - Letra: Celso Dornelles/ Musica: Sandro Coelho

Teus brancos cabelos, que o tempo cobriu

Com a prata parida de amor a teus filhos
Saudades do velho que cedo partiu
Ficastes sozinha seguiste teu trilho

Se filhos criados, trabalhos dobrados
Te fazem pensar que o amor não cansou
Seguido te vejo, com olhos molhados
Olhando este homem, que um dia embalou

(Descansa mãe velha te senta ao meu lado
Que o mate está quente e o teu coração
São brasas ardentes fiquemos calados
Desfruta esta voz segure em tuas mãos)

Por este me esqueço de tudo falar
É porque a vida me fez já tão quieto
Mas quando no berço enxergo meus piás
Aquece meu peito teus grandes afetos

E este teu filho que em teu seio cresceu
Conhece o amor o mundo e a rua
E já se fez pai sabendo amar os seus
E agora adormece em teu colo

(Descansa mãe velha te senta ao meu lado
Que o mate está quente e o teu coração
São brasas ardentes fiquemos calados
Desfruta esta voz segure em tuas mãos, em tuas mãos)

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Os Tropeiros Ano IX

9 anos de Aventuras musicais - Capítulo VIII


Estamos chegando ao fim da saga os Tropeiros, espero que tenham curtido conhecer um pouco mais sobre nosso grupo. Bom claro que quando falo encerrar, me refiro a trajetória do grupo de 2002 até 2009, pois 2010 ainda nos reserva grandes emoções que serão aqui contadas aos nossos leitores em futuras postagens.

A inter-regional desse ano (2009), nos reservou um passeio delicioso a serra gaúcha, e na cidade Nova Petrópolis, conhecida como o jardim da serra gaúcha, as apresentações ocorreram no Centro de Eventos da cidade.

 Quer dar uma conferida nas apresentações realizadas em Nova Petrópolis? Acessa então os links abaixo:

Os Tropeiros - O Galope do Alazão

Os Tropeiros - Santa Helena da Barra (de Renato Borghetti)

Assim como o ano de 2006, 2009 também foi um ano cheio de sinais. Acreditem, ou não, nesse ano integrantes que estavam afastados por diversos motivos, retornam a casa.

Coincidência ou não, nesse ano Filipe também precisou viajar ao Rio de Janeiro a trabalho e não conseguiu estar para a apresentação da inter.

Todos esses sinais que aparentemente não teriam relevância foram levados na brincadeira. Tentamos então realizar muitas coisas que acontecerão no ano de 2006, o pessoal riu do Pascoal que disse que iria tocar até de barba como naquele ano para trazer boa sorte.

O mês de novembro chega, nos encaminhamos adivinha para onde? Isso mesmo, Santa Cruz do Sul, exatamente no Parque da Oktoberfest. Como todo ano o colorido toma conta do parque, prendas e peões exibem seus dotes artísticos em várias modalidades. Ou seja o Encontro de Artes e Tradições Gaúchas movimenta o turismo e gera renda direta e indiretamente para a cidade.

Nesse ano o grupo Os Tropeiros foi com a formação mais que completa, pois estivemos com os 8 integrantes do grupo, graças a Deus nem um problema ocorreu e foi um ano muito bom, aliás tivemos uns pequenos imprevistos, em nossa apresentação ocorreu uma queda de luz logo após os acordes iniciais. Contornamos o problema seguindo tocando como se nada tivesse ocorrido e a energia retorna em poucos segundos, um pequeno susto. Outro problema que ocorreu também foi a afonicidade de alguns  integrantes do Acordes e Canções, mas esta é um outra história que será contada mais a frente.


Ensaio antes apresentação















Equalizando os instrumentos
















Pose para Foto
(Da esquerda para a direita Renato, Jean, Anderson,
Filipe, Fernando, Kleber, Elias e Pascoal)
Antes de encerrarmos, faltou dizer o que houve de especial em 2009. Bom como costumam dizer nas "Premiações do Oscar": - And the Oscar goes to...., hehehehe! O tão sonhado e batalhado Bi-Campeonato do Enart é nosso. O sabor de mais uma vitória é sempre maravilhoso, e quem já teve a chance de levantar um troféu de campeão do Enart, sabe muito bem do que estamos falando.

No link abaixo uma reportagem realizada pela Coordenação de Comunicação do IFSUL Sapucaia do Sul/RS, sobre a conquista do grupo.



E a fotinho com mais um dos xodós de nossa entidade.
(Da esquerda para direita: Seu Saulo, Anderson, José Darcy (patrão da entidade), Jean e Fernando.

Outra curiosidade sobre o enart de 2009. Nesse ano foi a primeira trasmissão ao vivo do evento pela internet e que ocorreu pelo site http://www.enart.org/ , esperamos que 2010 também tenha mas não só para as Danças Tradicionais como para as demais modalidades.
E agora em 2010 é rumo ao tri, e os trabalhos já começaram. Até mais pessoal!
 
Creative Commons License
Blog do Troopers by CTG Tropeiros da Amizade - Sapucaia do Sul/RS 12ª RT is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.