Troca um compasso de orelhas a cada pisada No mesmo tranco da várzea que se encharcou Topa nas abas sombreras, que em outros ventos Guentaram as chuvas de agosto que Deus mandou.
Quem é do Tropeiros ou admira nossa entidade, certamente lembra desse refrão de Batendo Água de Luiz Marenco. Com ele inicio o post de hoje. Essa bela música embalou muitos rodeios em nossa região com os belos vestidos rosas e a suntuosa pilcha de nossos peões.
O grupo de danças do CTG Tropeiros da Amizade se formou em 1999, no DTG Piazitos da Querência. Até chegarmos ao atual IfSul (na época CEFET UNED) foram muitos e muito ensaios no Ginásio do Clube Comercial de Sapucaia do Sul.
Tempos depois, um grupo de alunos do CEFET decidiu fundar um Centro de Tradições Gaúcha, o qual não contava com um grupo de danças Tradicionais. Após alguns anos, os integrantes do DTG Piazitos da Querência, o qual não tinham sede fixa para ensaiar, receberam um convite especial e decidiram com o apoio do Diretor da época o Sr. Adair, a participar dessa entidade que nascia para uma história de grandes sucessos, filiar-se ao MTG.
O CTG Tropeiros da Amizade começou a colecionar vários títulos em rodeios no Rio Grande do Sul, em danças, declamação, música, etc. Muitos desses prêmios podem ser vistos nos corredores do IFSul e em nossa sede.
Após um grande auge, o grupo de danças foi se dissolvendo, restando apenas a parte musical de nossa entidade, que vem levando seu nome e o do IFSul aos quatro cantos do RS. Torcemos para que um novo grupo de danças se una a nós para abrilhantar ainda mais nossa casa. Com isso a ampliação de nossa sede com a construção de um galpão para o desenvolvimento das atividades do CTG Tropeiros da Amizade seria o ideal, pois atrairia pessoas que se identificam com a vizinhança, entidade, pais e alunos desse grande Instituto Federal de Educação, que conta com um grupo que ajuda ainda mais a divulgar tudo o que é feito aqui no Campus de Sapucaia do Sul.
Abaixo mais algumas fotos do antigo grupo de danças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário