sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Botando a leitura em dia


Buenas moçada! Cultura e informação nunca são demais, né? Então uma boa oportunidade para por a leitura em dia é a 56ª feira do livro de Porto Alegre.

A Feira do Livro de Porto Alegre é uma das mais antigas do País. Sua primeira edição ocorreu em 1955 e seu idealizador foi o jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias. Inspirado por uma feira que visitara na Cinelândia no Rio de Janeiro, Marques convenceu livreiros e editores da cidade a participarem do evento.


O objetivo era popularizar o livro, movimentando o mercado e oferecendo descontos atrativos. Na época, as livrarias eram consideradas elitistas. Por esse motivo, o lema dos fundadores da primeira Feira do Livro foi: Se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo.

A Praça da Alfândega era um local muito movimentado na Porto Alegre dos anos 50 e de 400 mil habitantes. E, no dia 16 de novembro de 1955, era inaugurada a 1ª Feira do Livro, com 14 barracas de madeira instaladas em torno do monumento ao General Osório.

Na segunda edição do evento, iniciaram as sessões de autógrafos. Na terceira, passaram a ser vendidas coleções pelo sistema de crediário. Nos anos 70, a Feira assumiu o status de evento popular, com o início da programação cultural. A partir de 1980, foi admitida a venda de livros usados.

Trecho retirado do site oficial da feira do livro.
Para mais informações, acesse: http://www.feiradolivro-poa.com.br/
 
Abaixo uma mapa de localização da feira.
 

Um forte quebra costelas, e passe lá Tchê!
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Creative Commons License
Blog do Troopers by CTG Tropeiros da Amizade - Sapucaia do Sul/RS 12ª RT is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.